segunda-feira, 8 de junho de 2009

PORTA

PORTA - TIPO


Na Bíblia a palavra porta é citada cerca de 368 vezes, quase sempre fazendo alusão a parte móvel de um imóvel que serve para as pessoas passarem, ou para fechando-as protegerem seus moradores de invasão externa. Nos tempos antigos não somente as casas tinham portas como também as cidades fortificadas. Em caso de ataque inimigo as portas eram fechadas e das muralhas as sentinelas protegiam a cidade. A porta é uma passagem que pode ser larga ou estreita, baixa ou alta.
Em Gênesis 6.16 diz que a arca de Noé tinha uma porta, havia uma entrada na grande embarcação em forma de uma porta.

Em Gênesis 19.1 mostra que Ló estava sentado á porta da cidade de Sodoma.

Em Êxodo 29.32; 33.9 cita que o Tabernáculo tinha portas que dava passagem para outros compartimentos do santuário móvel dos hebreus no período da peregrinação.

Número 16.27 revela que as habitações dos hebreus durante a peregrinação pelo deserto até a terra santa, eram tendas de couro e tecido e que havia portas nestas tendas.




Em Daniel 3:26 Mostra que a fornalha de Nabucoodonosor possuía porta por onde podia passar uma pessoa:

“Então chegando-se Nabucodonozor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo”.

JESUS ensinou-nos a orar discretamente em nossa vida devocional, inclusive fechando a porta do quarto para que nem as demais pessoas da casa saiba que você está orando.
Mateus 6:6
“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Sepulcros escavados na rocha nos tempos bíblicos, costumavam ter portas, como no próprio sepulcro de Cristo com se lê em Marcos 16:3 :
“E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?”

ANTÍTIPO


A porta é usada nas Escrituras Sagradas na linguagem simbólica como um desafio ou oportunidade que surge a frente da pessoa.

Em Gênesis 4.7 Deus diz para Caim: “O pecado jaz a tua porta.”
Significa que o pecado que ele cometeu matando seu irmão Abel, esta diante dele, o acusando-o através da sua consciência.

Nos Salmos 141.3 diz: “Põe ó Javé, um guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”
“PORTA DOS MEUS LÁBIOS” é uma referência a boca, as palavras ditas. O salmista pede que Deus o ajude a guardar a sua boca de falar coisas que não convém. Aqui porta significa a extremidade, os limites de uma pessoa.


Em Provérbios 26:14 o termo PORTA é aplicado e usado em analogia ao preguiçoso, pois a porta vai para lá e para cá e não sai do lugar, assim é o preguiçoso.

“Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o faz o preguiçoso na sua cama.”

Na linguagem figurativa da Bíblia porta também é uma referência a uma mulher como está escrito em Cântico dos Cânticos 8:9 que diz:
“Se ela for um muro, edificaremos sobre ela uma torrezinha de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro”.


PORTA também é usado como sinônimo de CIDADE em - Isaías 24:12 :
“Na cidade só resta a desolação, e a porta está reduzida a ruínas.”




O texto de Mateus 7:13 Aponta o caminho da vida cristã como uma passagem por uma porta estreita, significando que a pessoa deve deixar as bagagens da vida mundana do lado de fora da porta.
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;”

JESUS É A PORTA para a salvação, ou a passagem que leva para a vida eterna. Isso significa que somente o cristianismo leva à salvação. Jesus é a porta que leva à vida eterna.
João 10:9
Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.


Algumas vezes a palavra PORTA é usada em alusão a uma Grande Oportunidade como em Corintios 16:9




“porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. “
também em Apocalipse 3:8 PORTA é sinônimo de Oportunidade.
“Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.”

Em Apocalipse 3:20 diz:
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”





Este texto usa o termo PORTA como símbolo do coração humana. Jesus esta às portas do coração das pessoas aguardando que elas abram seu coração para que o Senhor possam entram em suas vidas.

16 comentários:

  1. TEXTO MARAVILHOSO
    REPLETO DE VERDADE !!
    APARTIR DE HOJE MINHA PORTA ESTA ABERTA AO SENHOR , SO AO SENHOR !!

    ResponderExcluir
  2. TEXTO MARAVILHOSO
    REPLETO DE VERDADE !!
    APARTIR DE HOJE MINHA PORTA ESTA ABERTA AO SENHOR , SO AO SENHOR !!

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe meu irmão, esse estudo publicado aqui, foi de grande importância para aquilo que eu estava pesquisando. Parabéns!!! Continue publicando, ela poderá ajudar a muitos no tempo oportuno.

    ResponderExcluir
  4. muito forte, boa foi essa palavra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns palavra abençoada, que Jesus te use sempre.' E conhecerei a verdade e ela vos libertará!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom eu estou aprendendo muito continuo varões não desista é muito bom aprender a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  7. Que bom eu estou aprendendo muito continuo varões não desista é muito bom aprender a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  8. Q Deus possa continuar abrindo nossa mente

    ResponderExcluir
  9. Q Deus possa continuar abrindo nossa mente

    ResponderExcluir
  10. Excelente trabalho. Há ainda a palavra porta de Provérbios 17:19. Qual seria a melhor interpretação para esta porta?Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Que horror este site. Achei que aprenderia algo de relevante, mas as posições políticas do blogueiro estragam tudo

    ResponderExcluir
  12. Sabemos que todos nós somos capazes de tudo , isso explica ser humano. O oprimido quando deixa de ser, por alguma razão, passa a ser opressor! A questão é apenas na mão de quem está o chicote.
    por isso e necessário refletir quem somos , antes de criticar alguém . Senão a a fé de quem assim procede , com certeza não é em Cristo .

    ResponderExcluir